Plante Árvore

A cada membro 1 árvore é plantada.

Projeto de Reflorestamento, socioambiental modelo



Viveiro de mudas

Projeto promove o reflorestamento na cidade paulista e envolve presidiários em atividades de capacitação e geração de emprego e renda


Hoje, sabe-se que não basta manter um infrator preso como forma de punição para fazê-lo repensar seus atos e quando solto, sentir-se incluído novamente na sociedade e importante para esta. É primordial que existam instrumentos que possibilitem a reintegração deles na sociedade.

E foi com o objetivo de criar um instrumento como esse, que possibilitasse a inclusão social dos presidiários e contemplasse o reflorestamento, que o IBFLORESTAS se uniu às Usinas de Açúcar e Álcool da Região, à Penitenciária Compacta de Dracena, e à Prefeitura Municipal de Dracena para elaborar o Projeto Semear.

O que se pretende é aliar a reintegração social dos presidiários, pelo trabalho, com o incentivo ao plantio de árvores, em todos os segmentos da sociedade. O Projeto Socioambiental – Penitenciária Compacta de Dracena tem como intuito superar a falta de qualificação profissional e o baixo nível de estudo dos presidiários, a partir da inclusão destes em atividades complementares, capazes de fornecer conhecimentos profissionalizantes sobre a produção de mudas e uma nova perspectiva de vida.

Para Lupércio Chagas Neto, diretor da secretaria de meio ambiente da prefeitura de Dracena, o projeto é muito bom para ocupar a mente dos presos. “Com as atividades, a atenção deles é desviada do foco de querer fugir”, diz.

Para ele, existe uma carência de projetos socioambientais na região e a secretaria está com uma expectativa muito boa quanto ao projeto. “Acredito que será muito positivo para região de Dracena, principalmente para recuperar toda a área degradadas”, destaca.

A idéia é implantar um viveiro de mudas nativas dentro do presídio de Dracena. A mão-de-obra será dos próprios presidiários que receberão treinamento técnico e capacitação para desempenharem essas atividades.

O Instituto Brasileiro de Florestas será o realizador e coordenador deste Projeto, dando todo o suporte técnico necessário para a implantação e manutenção do viveiro florestal, que contará com uma produção anual de aproximadamente 1,7 milhões de mudas. Todas as mudas seguirão o padrão SMA/08. Uma parte dessas mudas será distribuídas entre as usinas financiadoras para que possam dar início ao seus projetos de recomposição da mata ciliar.

Em breve, os diretores do Instituto, juntamente com demais autoridades da cidade de Dracena estarão reunidos para a inauguração do projeto.


Exibições: 407

Comentar

Você precisa ser um membro de Plante Árvore para adicionar comentários!

Entrar em Plante Árvore

Comentário de lucelhita de matos souza costa em 27 maio 2010 às 11:26
Acho essa ideia fantástica, de dar oportunidades, os presidiaros, a se entegrar, na nossa sociedade. Todos precisam de uma nova oportunidade.Valeu

© 2014   Criado por Wiliam Martins Aquino.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço